Abdominoplastia

Abdominoplastia é um procedimento cirúrgico estético para melhorar a aparência do abdômen. Durante o procedimento, o excesso de pele e gordura é removido e o tecido conjuntivo no abdômen geralmente também é apertado com suturas. A pele restante é reposicionadas para criar uma aparência mais tonificada.

Você pode optar por fazer uma abdominoplastia se tiver excesso de gordura ou pele ao redor da área do umbigo ou uma parede abdominal inferior fraca.

Como funciona a Abdominoplastia?

Depois da avaliação, o cirurgião faz duas incisões: a primeira, horizontal, logo acima dos pêlos pubianos se estendendo até próximo dos quadris, com uma curvatura leve para cima; a segunda incisão é vertical, finalizando no redor do umbigo, que é por onde os excessos de pele são separados das partes mais profundas.

Antes e depois da Abdominoplastia

Antes de realizar o procedimento será necessário revisar seu histórico médico, fazer exames físicos e discutir seriamente com o cirurgião as expectativas dos possíveis resultados. O médico também pode pedir que você pare de fumar, evite certos medicamentos, cuide com o ganho de peso e obtenha ajuda durante a recuperação.

Depois da abdominoplastia você provavelmente sentirá uma dor moderada, que deverá controlada pela medicação e inchaço na área cirúrgica. Os drenos podem permanecer no local por vários dias após a cirurgia.

Você também deverá usar uma roupa abdominal de suporte por cerca de seis semanas após a abdominoplastia. Isso ajuda a evitar o acúmulo de líquidos e fornece suporte abdominal enquanto você cura.

Resultados

Ao remover o excesso de pele e gordura e fortalecer a parede abdominal, uma abdominoplastia pode dar ao abdômen uma aparência mais tonificada e esbelta.

Os resultados da abdominoplastia são geralmente duradouros se você mantiver o peso estável.

Perguntas mais frequentes sobre Abdominoplastia

  1. Quais os riscos da abdominoplastia?
    Há risco de trombose e embolia pulmonar, por isso ela deve ser feita com um cirurgião experiente. Para os fumantes, há o risco de retalho abdominal, que ocorre na pele do abdômen e compromete o resultado final por necrosar o tecido.
  2. É possível engravidar depois de uma abdominoplastia?
    A abdominoplastia não impede a gestação nem causa qualquer risco à mãe ou ao bebê. A única recomendação durante a gestação é para controlar o peso e a realização de exercícios para melhora da postura e fortalecimento abdominal podem ajudar muito na recuperação.
  3. E a cicatriz?
    Há algumas recomendações a se seguir que garantem uma boa cicatrização no pós-operatório: evitar esforços e exercícios físicos nas primeiras semanas; uso da cinta abdominal pelo tempo recomendado; pomadas ou outros procedimentos cicatrizantes poderão ser recomendados pelo cirurgião; evitar expor a região operada ao sol.

Ficou com alguma dúvida? Converse com seu médico antes de decidir fazer o procedimento de Abdominoplastia. Nossa equipe está à sua disposição para lhe auxiliar no que for preciso, entre em contato.