Bichectomia

A bichectomia, conhecida como cirurgia das bochechas, é um procedimento que visa melhorar as características faciais, porque elimina o bolso de gordura localizada nas bochechas — “bolsas de bichat”. Então, este procedimento é puramente estético, ele visa reduzir o volume da parte de baixo do rosto.

Como funciona a Bichectomia?

A cirurgia é realizada com anestesia local. É importante higienizar bem a boca antes da cirurgia, pois isso ajudará a reduzir os problemas de infecção que podem ocorrer. O cirurgião faz uma incisão na bochecha e, com uma pinça, ele removerá a quantidade necessária de gordura localizada, com o máximo cuidado para dar uma aparência natural; depois, suturará e executará o mesmo processo na outra bochecha; quando a cirurgia terminar, o cirurgião fará um curativo compressivo. Toda o procedimento leva entre 30 a 45 minutos.

Antes e depois da Bichectomia

A Bichectomia é recomendada para homens e mulheres acima de 18 anos, com peso normal e rosto redondo. Não é recomendada para pessoas com sobrepeso e também não é recomendada para pacientes com mais de 45 anos, isto porque nessa idade existe uma redução natural significativa nas “bolsas de bichat”, então a cirurgia pode causar um envelhecimento prematuro da face.

O procedimento não exige internação, mas exige o repouso obrigatório no pós-operatório, por pelo menos 3 dias. O curativo compressivo deve permanecer por pelo menos duas horas depois da cirurgia e poderá ser necessário aplicar gelo na região da bochecha por 15 minutos a cada 4 horas, também pelos próximos 3 dias.

Também será importante lavar a boca com água com sal a cada 12 horas durante 7 dias para manter as lesões cirúrgicas limpas. Será melhor não realizar atividades físicas pesadas durante os primeiros 5 dias; depois disso, você pode retomar suas atividades diárias normalmente, lembre-se de sempre usar protetor solar se for se expor ao sol.

Resultados

Como resultados esperados, seu rosto deve ficar muito mais ‘esbelto’ e fino. O procedimento não deixa cicatrizes visíveis, pois as incisões são realizadas por dentro das bochechas.

Perguntas mais frequentes sobre Bichectomia

  1. Quais as contraindicações para a Bichectomia?
    Pessoas com doenças infecciosas ativas, são contraindicadas a fazer esse tipo de cirurgia. Além disso, pessoas com uma expectativa irreal sobre o procedimento não devem realizar esse tipo de operação.
  2. Quais os riscos?
    A região onde estão localizadas as bolsas de Bichat é próxima de duas das ramificações do nervo do trigêmeo que é o nervo sensitivo que controla as sensações que se espalham pela face. Caso o médico seja inexperiente e danifique esse nervo, pode causar uma paralisia facial.
  3. Quais os pré-requisitos para fazer a Bichectomia?
    É importante que se faça exames de hemograma completo, coagulograma e glicemia. O paciente também pode passar por avaliação de um cardiologista, se o médico cirurgião achar necessário.

Ficou com alguma dúvida? Converse com seu médico antes de decidir fazer o procedimento de Bichectomia. Nossa equipe está à sua disposição para lhe auxiliar no que for preciso, entre em contato.