Clareamento Dental

O clareamento dental é a maneira mais eficaz de clarear a cor natural dos dentes sem remover a superfície dental. Neste procedimento não se faz uma alteração completa da cor dos dentes, mas, sim, clareia-se a tonalidade existente.

Como funciona o Clareamento Dental?

Primeiro, a equipe odontológica colocará um protetor de borracha ou gel nas gengivas para protegê-las. Eles então aplicarão o produto clareador nos dentes, usando uma bandeja especialmente feita que cabe na boca como um protetor bucal. O ingrediente ativo no produto é geralmente peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida. À medida que o ingrediente ativo é decomposto, o oxigênio entra no esmalte dos dentes e a cor dos dentes fica mais clara.

O tratamento total geralmente pode ser feito dentro de três a quatro semanas; então, você precisará de duas ou três visitas ao dentista. Depois que iniciar o tratamento, você precisará continuar em casa. Isso significa aplicar regularmente o produto clareador por duas a quatro semanas, por trinta minutos a uma hora por dia.

Antes e depois do Clareamento Dental

Costuma-se dizer que os efeitos do clareamento duram até três anos, mas é claro que isso varia de pessoa para pessoa. É menos provável que o efeito dure tanto tempo em fumantes, por exemplo, ou em quem bebe muito café, pois estes produtos mancham os dentes.

Existem, também, vários cremes dentais branqueadores no mercado. Eles não afetam a cor natural dos dentes, mas podem ser eficazes na remoção de manchas, melhorando a aparência geral dos dentes.

Resultados

Algumas pessoas podem achar que seus dentes ficam sensíveis ao frio durante ou após o tratamento, outros podem sentir desconforto nas gengivas, dor de garganta ou manchas brancas na linha da gengiva. Esses sintomas geralmente são temporários e devem desaparecer alguns dias após o término do tratamento.

Você pode ajudar a manter os dentes brancos, reduzindo a quantidade de alimentos e bebidas que podem manchá-los. Não se esqueça, parar de fumar também pode ajudar a evitar descoloração e manchas.

Perguntas mais frequentes sobre Clareamento Dental

  1. Existem outros procedimentos?
    Há, também, o clareamento a laser ou “clareamento à energia“. Durante esse procedimento, uma luz ou laser brilha nos dentes para ativar o produto químico aplicado anteriormente. A luz acelera a reação do produto para clarear os dentes mais rapidamente.
  2. Kits de clareamento caseiro funcionam?
    Os kits domésticos são mais baratos, mas nem sempre são bem avaliados quanto à segurança e tendem a ser mais ácidos. Portanto, há uma chance de que esses produtos possam danificar seus dentes e gengivas.
  3. Um único dente pode ser branqueado?
    Sim. Às vezes, os dentes mortos ficam descoloridos após o preenchimento da raiz. Se o dente foi tratado com raiz, o canal (que continha o nervo) pode ser reaberto. O produto clareador é aplicado a partir do interior para clarear o dente.

Ficou com alguma dúvida? Converse com seu dentista antes de decidir fazer o procedimento de Clareamento Dental. Nossa equipe está à sua disposição para lhe auxiliar no que for preciso, entre em contato.