Depilação à Laser

A depilação à laser é um procedimento que utiliza um feixe de luz concentrado (laser) para remover os pêlos indesejados. Durante a realização, um laser emite uma luz que é absorvida pelo pigmento (melanina) no cabelo. A energia da luz é convertida em calor, o que danifica os folículos capilares. Este dano inibe ou atrasa o crescimento de novos pêlos.

Embora a depilação à laser retarde efetivamente o crescimento dos pêlos por um longo período, geralmente não resulta em depilação permanente. Vários tratamentos à laser são necessários para a remoção inicial dos cabelos, e também podem ser necessários tratamentos de manutenção. A depilação à laser é mais eficaz para pessoas com pele clara e cabelos escuros.

Como funciona a Depilação à Laser?

O instrumento à laser será pressionado na sua pele. Dependendo do tipo de laser, um dispositivo de resfriamento na ponta do instrumento ou um gel frio pode ser usado para proteger sua pele e diminuir o risco de efeitos colaterais.

Quando se ativa o laser, o raio passa pela pele para os folículos capilares. O calor intenso do raio laser danifica os folículos capilares, o que inibe o crescimento capilar. Você pode sentir desconforto, como uma picada quente, e provavelmente sentirá uma sensação de frio pelo dispositivo de refrigeração ou pelo gel. O tratamento de uma área pequena, como o lábio superior, pode levar apenas alguns minutos. O tratamento de uma área maior, como as costas, pode levar mais de uma hora.

Antes e depois da Depilação à Laser

Pode ser recomendado que você siga instruções específicas em preparação para o procedimento: Ficar fora do sol; Evitar cremes de bronzeamento artificial; Evitar outros métodos de remoção de pêlos; Evitar medicamentos para afinar o sangue, e; etc.

Depois do tratamento você pode notar vermelhidão e inchaço nas primeiras horas após a depilação à laser. Se sentir outro desconforto, aplique gelo na área tratada. Se você tiver uma reação cutânea imediatamente após a depilação, poderá ser necessário a aplicação um creme esteróide na área afetada.

Resultados

Os pêlos não caem imediatamente, mas você os perde por um período de dias a semanas. Tratamentos repetidos podem ser necessários porque o crescimento e a perda dos pêlos ocorrem naturalmente em um ciclo, e o tratamento à laser funciona melhor com os folículos capilares no estágio de novo crescimento. 

A maioria das pessoas atesta que a depilação dura vários meses e pode durar anos, mas a depilação à laser não garante a depilação permanente. Quando o pêlo cresce novamente, geralmente é mais fino e mais claro.

Perguntas mais frequentes sobre Depilação à Laser

  1. Quais os riscos?
    Os riscos dos efeitos colaterais variam de acordo com o tipo de pele, cor do cabelo, e o pré e pós-tratamento. Os efeitos colaterais mais comuns da depilação a laser incluem: Irritação na pele e Mudanças de pigmento, escurecendo ou clareando a área afetada.
  2. Grávida pode fazer depilação a laser?
    O laser tem uma penetração superficial na pele, atingindo somente milímetros além da epiderme, não oferecendo risco para o bebê, mas é sabido que durante a gravidez o organismo da mulher fica totalmente alterado e o aumento dos hormônios, o mais recomendado é se orientar com o médico obstetra em relação aos benefícios e possíveis contraindicações, de acordo com cada caso.
  3. A depilação à laser em pele negra é possível?
    É sim! A depilação à laser em peles negras já foi bastante arriscada, mas isso acontecia porque o laser é feito para ser atraído pela melanina do pêlo e, em pessoas de fototipo mais alto, a pele também contém grande concentração de melanina. Isso dificultava muito a ação do laser e causava queimadura na pele. Hoje em dia, no entanto, há equipamentos sofisticados em que é possível regular o comprimento e a intensidade da luz, permitindo que os tratamentos sejam eficientes e seguros para qualquer tipo de pele. 

Ficou com alguma dúvida? Converse com seu médico ou esteticista antes de decidir fazer o procedimento de Depilação à Laser. Nossa equipe está à sua disposição para lhe auxiliar no que for preciso, entre em contato.