Drenagem Linfática

A drenagem linfática é uma técnica manual de massagem para estimular o sistema linfático a trabalhar de forma mais acelerada. Sistema linfático é constituído por uma rede complexa de vasos que movem os fluidos do seu corpo; ele trabalha como uma terceira circulação, além da arterial e venosa; a linfa é o líquido que circula através dessa rede de vasos.

Como funciona a Drenagem Linfática?

Os benefícios alcançados com a Drenagem Linfática são a redução da retenção de líquido, ativação da circulação sanguínea e o combate à celulite, além é claro do relaxamento corporal. A Drenagem Linfática opera retirando a linfa que fica acumulada entre as células, com a estimulação da massagem se alcança a diminuição do inchaço e melhora da celulite.

Para que seja eficiente, a massagem deve ser feita obedecendo o trajeto dos vasos linfáticos. Quando feita de forma manual, os movimentos são leves, com pressão em bracelete. Ela pode ser feita com auxílio aparelhos que possuem mecanismos de vácuo e rolamento — mas os resultados não são tão eficientes quanto à drenagem manual.

Antes e depois da Drenagem Linfática

Este é um tratamento que deve ser feito com certa frequência para que se alcance os melhores resultados e se você quiser, pode aprender os movimentos e realizar a drenagem no seu próprio corpo. 

Resultados

Os resultados esperados são a redução na retenção de líquido, ativação da circulação sanguínea, o combate à celulite e a própria diminuição das medidas do corpo, além do já mencionado relaxamento. Você pode repetir regularmente o procedimento, até três vezes por semana.

Perguntas mais frequentes sobre Drenagem Linfática

  1. Há contraindicações para a Drenagem Linfática?
    Sim. Pessoas com infecção devem evitá-la, pois as células infecciosas podem cair no sistema linfático e se espalhar mais facilmente. Pacientes em tratamento de quimioterapia devem evitar, também.
  2. Gestantes podem fazer?
    Sim. Devem! Retenção de líquidos, é um problema comum na gravidez. Nestes casos, a drenagem é perfeita para reduzir esse incomodo, e ainda pode ajudar prevenir a celulite e as estrias.
  3. Quais os profissionais habilitados para fazer a Drenagem Linfática?
    Fisioterapeutas e massoterapeutas mais comumente são os que estão habilitados para realizar o procedimento.

Ficou com alguma dúvida? Converse com um profissional de sua confiança antes de decidir fazer o procedimento de Drenagem Linfática. Nossa equipe está à sua disposição para lhe auxiliar no que for preciso, entre em contato.