Facetas de Porcelana

As facetas dentais de porcelana são feitas nas cores dos dentes, projetadas para cobrir a superfície frontal e melhorar sua aparência. São como “conchas” que são coladas à frente dos dentes, mudando sua cor, sua forma, seu tamanho ou comprimento.

Como funciona a Facetas de Porcelana?

Este procedimento estético serve para corrigir os dentes descoloridos, desgastados, lascados ou partidos, os dentes desalinhados, irregulares, e também os dentes espaçados. O resultado esperado geralmente se alcança com três visitas ao dentista — uma para consulta e duas para fazer as aplicações.

Antes e depois da Facetas de Porcelana

Concluído o diagnóstico, seu dentista remodelará a superfície dos seus dentes uma quantidade quase igual à espessura do verniz a ser adicionado. Em seguida, se fará um modelo ou impressão do seu dente que será enviado a um laboratório que construirá seu verniz.

Antes de a faceta dentária ser permanentemente aplicada no dente, seu dentista a colocará temporariamente para examinar seu ajuste e cor. As etapas finais envolvem a remoção dos excessos do material de aplicação, a avaliação da sua mordida e os ajustes finais no verniz, conforme necessário. 

Resultados

As facetas de porcelana conferem uma aparência natural do dente, com uma boa tolerância do tecido gengival; são resistentes a manchas e podem melhorar consideravelmente a aparência do seu sorriso.

As facetas duram algo entre 7 e 15 anos. Após esse período, os folheados precisariam ser substituídas e não requerem cuidados especiais, além da boa higiene bucal já conhecida por todos.

Perguntas mais frequentes sobre Facetas de Porcelana

  1. É necessário desgastar os dentes?
    Sim, em todos os casos (sem exceção). Porém você não deve se preocupar com isso caso escolha um profissional experiente, pois ele certamente saberá conduzir os desgastes de maneira planejada, removendo somente o necessário.
  2. É necessário instalar as facetas de porcelana em todos os dentes?
    Não, você pode resolver pontualmente um ou dois dentes que apresentem a estética insatisfatória.
  3. Há outros materiais além da porcelana?
    Sim. Existem dois tipos de facetas dentais: a faceta de resina e a de porcelana. A resina é um material muito utilizado em restaurações dentárias, pois tem um custo acessível e boa durabilidade — apesar de ser menos durável do que a porcelana. A porcelana, por sua vez, tem qualidade superior à resina; é mais utilizada em tratamentos estéticos e na confecção de próteses sobre implantes e restaurações.

Ficou com alguma dúvida? Converse com seu dentista antes de decidir fazer o procedimento de Facetas de Porcelana. Nossa equipe está à sua disposição para lhe auxiliar no que for preciso, entre em contato.