Implante Capilar

O transplante capilar é feito para adicionar mais cabelo a área da cabeça que está sofrendo com a calvície. Isso é feito retirando os fios de cabelo das partes mais grossas do couro cabeludo ou de outras partes do corpo — chamadas partes doadoras — e enxertando-os na área calva. 

Mundialmente, cerca de 60% dos homens e 50% das mulheres sofrem com alguma forma de perda de cabelo. Para resolver isso, muitos costumam usar produtos sem prescrição médica, o que pode vir a agravar ainda mais o problema. O transplante capilar é o melhor método comprovado para a restauração capilar do mundo.

Como funciona o Implante Capilar?

O cirurgião extrai o seu próprio cabelo e o transfere para a área desejada. Os fios são geralmente retirados da parte de trás da cabeça, mas também podem ser retirado de outras partes do corpo. Antes de iniciar o transplante, o cirurgião esteriliza a área onde o cabelo será removido e aplica uma anestesia geralmente local.

Seu cirurgião executa um dos dois métodos de transplante: FUT ou FUE.

FUT Transplante de Unidade Folicular

Neste procedimento, remove-se um pedaço do couro cabeludo, normalmente entre 15cm e 30cm, fecha-se a área de remoção com pontos, e divide-se a parte removida em micro-pedacinhos que serão enxertados por um bisturi na área receptora. Por fim, cobre-se os locais cirúrgicos com ataduras.

FUE Extração de Unidade Folicular

O transplante FUE inicia-se com uma raspagem do cabelo na parte de trás da sua cabeça, removendo os folículos individuais da pele do couro cabeludo; em seguida o cirurgião faz pequenos orifícios no couro cabeludo e enxerta os folículos capilares, cobrindo a área, ao final, com ataduras.

Antes e depois do Implante Capilar

Tanto o procedimento FUT quanto o FUE podem demorar várias horas para ser concluído, mas normalmente você receberá alta e irá para casa no mesmo dia do procedimento. Retornando ao seu médico especialista posteriormente para a remoção cuidadosa dos curativos.

É normal sentir alguma dor ou inchaço no local do transplante e na área de onde o cabelo foi retirado. Seu cirurgião também poderá prescrever:

  • Analgésicos, para conter a dor;
  • Antibióticos, para prevenir infecções;
  • Anti-inflamatórios, para aliviar o inchaço
  • Outros medicamentos, para estimular o crescimento do cabelo.

Dicas e Cuidados:

  • Aguarde alguns dias após a cirurgia para lavar o cabelo;
  • Use apenas shampoos leves nas primeiras semanas;
  • Retome às atividades normais após cerca de 3 dias;
  • Não pressione nem penteie os novos enxertos por até 3 semanas;
  • Não se exercite por cerca de uma semana.

Não se preocupe se alguns cabelos caírem. Isso faz parte do processo. Os cabelos transplantados podem não crescer muito ou podem não combinar perfeitamente com os cabelos ao redor por alguns meses.

Resultados

Por cerca de três a quatro meses os cabelos transplantados começarão a crescer e levará em torno de um ano para que se tenha o resultado final perfeito da cirurgia. É este crescimento gradual dos fios que ajuda a dar o aspecto totalmente natural ao pós-operatório.

Perguntas mais frequentes sobre Implante Capilar

  1. Qualquer pessoa pode fazer?
    Há várias causas que podem estar ligadas à origem da queda de cabelo sendo a mais comum a doença capilar designada por Alopecia Androgenética (fatores hereditários). Neste caso, dependendo do grau de manifestação existe indicação para transplante capilar. Mas há outros tipos de alopecias que não têm indicação para transplante.
  2. Os resultados são sempre garantidos?
    É importante que sejamos transparentes: um bom resultado depende de vários fatores, entre eles os cuidados pós-operatórios definidos pelo cirurgião. Independentemente da técnica utilizada é importante que o cirurgião seja um profissional devidamente certificado.
  3. Haverá necessidade de mais que uma só sessão?
    O transplante capilar não impede a queda de cabelo. O fato de um paciente fazer um transplante capilar para uma determinada zona calva não implica que a sua alopecia não irá evoluir em outra área, o que demandará novos procedimentos. Cada caso deverá ser muito bem avaliado por um médico competente.

Ficou com alguma dúvida? Converse com seu médico ou cirurgião antes de decidir fazer o procedimento de transplante capilar. Nossa equipe está à sua disposição para lhe auxiliar no que for preciso, entre em contato.