Lipoaspiração

A lipoaspiração é um procedimento cirúrgico que utiliza uma técnica de sucção para remover gordura de áreas específicas do corpo, como abdômen, quadris, coxas, nádegas, braços ou pescoço. A lipoaspiração também confere novos contornos à essas áreas. 

Como funciona a Lipoaspiração?

Alguns procedimentos de lipoaspiração podem exigir apenas anestesia local, outros podem exigir anestesia geral. A equipe cirúrgica monitorará sua freqüência cardíaca, pressão arterial e nível de oxigênio no sangue durante todo o procedimento. 

O procedimento pode durar várias horas, dependendo da extensão da remoção de gordura. Se você passou por anestesia geral, acordará em uma sala de recuperação. Você normalmente passa pelo menos algumas horas no hospital ou clínica para que a equipe médica possa monitorar sua recuperação.

  • Lipoaspiração Tumescente: O cirurgião faz pequenos cortes na pele e insere um tubo fino chamado cânula sob a pele. A cânula está conectada a um vácuo que aspira gordura e líquidos do seu corpo.
  • Lipoaspiração Assistida por Ultrassom: Este tipo de lipoaspiração às vezes é usado em conjunto com a lipoaspiração tradicional. O cirurgião insere uma haste de metal que emite energia ultrassônica sob a pele. Isso rompe as paredes das células adiposas e decompõe a gordura para facilitar a remoção.
  • Lipoaspiração Assistida por Laser: Essa técnica usa laser de alta intensidade para quebrar a gordura para remoção. O cirurgião insere uma fibra laser através de uma pequena incisão na pele e emulsifica os depósitos de gordura.
  • Lipoaspiração Assistida por Energia: Este tipo de lipoaspiração usa uma cânula que se move em um movimento rápido de vaivém. Essa vibração permite que o cirurgião retire a gordura resistente com mais facilidade e rapidez.

Antes e depois da Lipoaspiração

Antes do procedimento de lipoaspiração, o cirurgião pode marcar círculos e linhas nas áreas do seu corpo a serem tratadas. Também é possível tirar fotos para que as imagens anteriores e posteriores possam ser comparadas. Como o procedimento de lipoaspiração é realizado depende da técnica específica usada. Seu cirurgião selecionará a técnica apropriada com base em seus objetivos de tratamento, na área do seu corpo a ser tratada e se você já realizou outros procedimentos de lipoaspiração no passado.

Resultados

Após a lipoaspiração, o inchaço geralmente desaparece dentro de algumas semanas. A essa altura, a área tratada deve parecer bem menos volumosa. Dentro de alguns meses, a área tratada terá uma aparência mais enxuta. É natural que a pele perca alguma firmeza com o envelhecimento, mas os resultados da lipoaspiração geralmente duram desde que você mantenha seu peso. Se você ganhar peso após a lipoaspiração, sua distribuição de gordura pode mudar.

Perguntas mais frequentes sobre Lipoaspiração

  1. Quanto tempo leva a Lipoaspiração?
    O procedimento leva algo em torno de 3 a 4 horas.
  2. É possível associar este procedimento com outros?
    Sim. A mamoplastia de aumento e até mesmo cirurgias faciais podem ser feitas no mesmo momento operatório da lipoaspiração.
  3. Quais as contraindicações?
    Pessoas que possuem doenças, como hipertensão associada com diabetes e obesidade devem evitar o procedimento.

Ficou com alguma dúvida? Converse com o médico cirurgião de sua confiança antes de decidir fazer o procedimento de Lipoaspiração. Nossa equipe está à sua disposição para lhe auxiliar no que for preciso, entre em contato.