Ninfoplastia

Ninfoplastia é o procedimento que corrige a hipertrofia dos pequenos lábios e é a operação íntima mais frequentemente realizada. A hipertrofia se manifesta na projeção excessiva dos pequenos lábios para além da fenda vulvar e dos grandes lábios, o que pode causar hiperpigmentação e, às vezes, desconforto funcional durante as relações sexuais ou ao participar de determinados esportes (ciclismo, equitação, etc.).

Essa anormalidade geralmente aparece na puberdade, mas também pode aparecer após o parto ou na menopausa. Pode ser corrigido ressecando o excesso de mucosa. A melhoria é estética, mas esse procedimento também tem um impacto benéfico no bem-estar, comportamento e desenvolvimento pessoal do paciente, à medida que são aliviados de seu complexo.

Como funciona a Ninfoplastia?

A permanência da paciente no hospital geralmente é limitada a meio dia em uma clínica diurna. O procedimento dura cerca de 30 minutos. O anestésico é geralmente local ou local profundo, mas pode ser geral a pedido do paciente.

A correção da hipertrofia dos pequenos lábios é realizada por uma ressecção do excesso de mucosa, seguindo a borda do lábio para proporcionar uma posição equilibrada em relação à altura dos grandes lábios. Outras técnicas podem ser usadas em casos individuais. Os pontos são absorvíveis e não precisam ser removidos.

Antes e depois da Ninfoplastia

Normalmente, nenhum exame é necessário, a menos que você esteja queira uma anestesia geral, então precisará de um exame de sangue. Nenhum medicamento contendo aspirina ou anti-inflamatórios pode ser tomado dentro de 10 dias após o procedimento. Para uma anestesia geral, o paciente deverá jejuar estritamente por 6 horas antes da operação (o jejum deve ser absoluto, não se deve nem mesmo mascar chicletes). Fumar pode causar problemas de cicatrização.

Após a operação, é normal sentir uma tensão dolorosa na área da operação, o que prejudica um pouco à mobilidade, mas dores são moderadas quando se faz repouso e é possível fazer uso de analgésicos.

Resultados

O resultado pode ser apreciado após o desaparecimento de qualquer inchaço, ou seja, após cerca de 3 semanas. As cicatrizes desaparecem após 1 a 2 meses. Além de uma melhoria estética, esta operação tem um impacto benéfico no bem-estar, comportamento e desenvolvimento pessoal do paciente e é aliviada por esse complexo.

Perguntas mais frequentes sobre Ninfoplastia

  1. Há recomendações quanto ao uso do banheiro?
    Sim. É recomendável que após a cirurgia as mulheres lavem-se com água e sabão para evitar infecções.
  2. E quanto à menstruação, como fica?
    O período recomendado para a cirurgia é logo após o final da última menstruação, isso porque menstruar logo após a cirurgia pode dificultar as medidas do pós-operatório.
  3. Quais riscos da Ninfoplastia?
    A cirurgia é bastante simples, os riscos remetem mais às irregularidades gerais, como infecções, sangramento e reações à anestesia.

Ficou com alguma dúvida? Converse com seu médico antes de decidir fazer o procedimento de Ninfoplastia. Nossa equipe está à sua disposição para lhe auxiliar no que for preciso, entre em contato.