Otoplastia (Orelha de Abano)

A otoplastia — cirurgia estética que corrige as chamadas “Orelhas de Abano” — é um procedimento para alterar a forma, a posição ou o tamanho das orelhas. A cirurgia pode ser realizada em qualquer idade após os ouvidos atingirem seu tamanho máximo — geralmente após os 5 anos de idade — até a idade adulta. Em alguns casos, a cirurgia pode ser realizada já aos 3 anos de idade. 

Como funciona a Otoplastia?

As técnicas de otoplastia variam de acordo com o tipo de correção necessária. A técnica específica escolhida pelo cirurgião plástico determinará a localização das incisões e as cicatrizes resultantes. O cirurgião poderá fazer incisões na parte de trás dos seus ouvidos ou ainda dentro dos vincos internos. Depois das incisões, o cirurgião poderá remover o excesso de cartilagem e pele, e, dobrando a cartilagem na posição correta, prenderá com pontos internos. Pontos adicionais serão usados ​​para fechar as incisões. O procedimento normalmente leva cerca de duas horas.  

Antes e depois da Otoplastia

A otoplastia pode ser feita em um hospital ou em um centro cirúrgico ambulatorial. Às vezes, o procedimento é realizado com sedação e anestesia local, que entorpece apenas parte do seu corpo, em alguns casos, é feita a anestesia geral.

Após a otoplastia, seus ouvidos serão cobertos com bandagens para proteção e apoio. Você provavelmente sentirá algum desconforto e coceira. e poderá tomar analgésicos conforme recomendado pelo seu médico. Para não pressionar as orelhas, deve evitar dormir de lado. Tente também não esfregar ou forçar excessivamente no local das incisões. Considere usar camisas com botões ou camisas com gola frouxa.

Alguns dias após a otoplastia, seu médico removerá seus curativos. Seus ouvidos provavelmente estarão inchados e vermelhos. Você precisará usar uma faixa solta que cubra seus ouvidos à noite por duas a seis semanas. Isso ajudará a impedir que você puxe os ouvidos para a frente ao rolar na cama. Converse com seu médico sobre quando — ou se — seus pontos serão removidos, isto porque alguns pontos se dissolvem por conta própria. 

Resultados

Após a remoção das bandagens, você notará uma mudança imediata na aparência das suas orelhas. Essas mudanças são permanentes. Se você não estiver satisfeito com seus resultados, poderá ser preciso uma cirurgia de revisão.

Perguntas mais frequentes sobre Otoplastia

  1. Uso óculos, como proceder após a cirurgia?
    O uso dos óculos está liberado por cima do curativo. Ele pode ser preso com esparadrapo na faixa, desde que não aperte demais a região operada. Após a remoção dos curativos, tome muito cuidado com os óculos apertados à cabeça, ou atrás da orelha.
  2. Como ficam as cicatrizes da cirurgia?
    As cicatrizes ficam ocultas na parte posterior da orelha. Nos casos que necessitam incisões na parte da frente da orelha, procura-se escondê-las nas dobras naturais da pele.
  3. Quais as contraindicações?
    Pessoas com infecções no ouvido ou em outras regiões do corpo. Evita-se o procedimento quando o paciente está com gripe, infecção urinária ou amigdalite; Também se possui hipertensão e diabetes.

Ficou com alguma dúvida? Converse com o médico cirurgião de sua confiança antes de decidir fazer o procedimento de Otoplastia. Nossa equipe está à sua disposição para lhe auxiliar no que for preciso, entre em contato.