Preenchimento Labial

O preenchimento labial é um procedimento estético realizado com uma agulha ou cânula que introduz substâncias na região dos lábios para delinear seu contorno e aumentar seu volume.

Por ser minimamente invasivo, não é considerado uma cirurgia, portanto, não necessita de centro cirúrgico para a realização.

Como funciona o Preenchimento Labial?

Há três tipos de preenchimento labial: os temporários, os semi-permanentes e os permanentes.

  • Temporários: os procedimentos temporários são realizados com ácido hialurônico — material seguro e totalmente aceito pelo nosso organismo — ou até mesmo com gordura autógena, que é retirada do próprio corpo.
  • Semi-Permanentes: os procedimentos semi-permanentes são realizados com hidroxiapatita de cálcio e poli lactona. 
  • Permanentes: os procedimentos permanentes são realizados com silicone, PMMA ou metacrilato — são substâncias sintéticas, não produzidas pelo corpo humano.

O procedimento mais comum é o temporário, realizado com ácido hialurônico. Após uma anestesia, injeta-se o produto com uma agulha ou microcânula para dar volume, definir o contorno ou corrigir defeitos dos lábios — tudo depende da necessidade do paciente. Quando é feito com enxerto de gordura (da própria pessoa), há necessidade de preparo da gordura antes do procedimento; depois ela é injetada com microcânula da mesma forma.

Antes e depois do Preenchimento Labial

Os efeitos colaterais são variáveis, o mais comum é o inchaço logo no primeiro dia. Isso ocorre porque o ácido hialurônico atrai água, que aumenta o volume dos lábios até uma proporção maior do que o desejado, mas com o passar dos dias, esse efeito desaparece.

Os cuidados básicos a se tomar após o procedimento são:

  • Não tocar na área tratada;
  • Evitar maquiagem no dia da aplicação;
  • Evitar fazer esforço físico;
  • Evitar exposição ao sol;
  • Evitar cremes e pomadas por 48h;

Resultados

O preenchimento labial feito com ácido hialurônico — o mais recomendado — dura até 12 meses, a depender da própria qualidade do produto aplicado.

Perguntas mais frequentes sobre Preenchimento Labial

  1. Qual a diferença entre preenchimento labial e botox?
    Os dois procedimentos são completamente diferentes. O botox é usado no tratamento de rugas e linhas de expressão, ele age provocando o relaxamento do músculo que causa a ruga. O preenchimento labial, por sua vez, é sado para dar volume ou até corrigir o contorno da região desejada.
  2. É possível reverter o procedimento?
    Depende da situação. No procedimento temporário, se faz a reversão com a enzima hialuronidase que degrada o ácido hialurônico; No procedimento semi-permanente, não é possível fazer a reversão; No procedimento permanente, como o material injetado é permanente, só é possível reverter com procedimento cirúrgico.
  3. Qual é o profissional capacitado para realizar o Preenchimento Labial?
    Tanto o cirurgião plástico, quanto dermatologista ou cirurgião dentista são habilitados para fazê-lo.

Ficou com alguma dúvida? Converse com seu médico antes de decidir fazer o procedimento de Preenchimento Labial. Nossa equipe está à sua disposição para lhe auxiliar no que for preciso, entre em contato.