Rinoplastia

A rinoplastia é uma cirurgia que muda a forma do nariz. A motivação para se fazer uma rinoplastia pode ser diversa, como alterar a aparência do nariz, melhorar a respiração ou até mesmo ambos. A rinoplastia pode alterar os ossos, as cartilagens, a pele ou as três coisas. 

Como funciona a Rinoplastia?

A rinoplastia pode ser feita dentro do nariz ou através de um pequeno corte externo (incisão) na base do nariz, entre as narinas. O médico cirurgião pode alterar a forma dos ossos nasais ou das cartilagens de várias maneiras, dependendo da quantidade a ser removida ou adicionada, da estrutura do nariz e dos materiais disponíveis.

Para pequenas alterações, o cirurgião pode usar cartilagens retiradas de dentro do nariz ou do ouvido, em mudanças maiores, pode-se usar cartilagem da costela, ou ainda implantes ou ossos de outras partes do corpo. Depois que essas alterações são feitas, o cirurgião coloca a pele e o tecido do nariz para trás e costura as incisões no nariz. Se a parede entre os dois lados do nariz (septo) estiver torta ou desviada, o cirurgião também poderá corrigi-la para melhorar a respiração.

O cirurgião pode aplicar anestesia local com sedação ou anestesia geral.

Antes e depois da Rinoplastia

Antes de agendar a rinoplastia, você deve se encontrar com seu cirurgião para discutir fatores importantes que determinam se a cirurgia provavelmente funcionará bem para você: Seu histórico médico, exame físico, fotografias e alinhamento de expectativas.

Após a cirurgia, você precisa descansar na cama com a cabeça erguida acima do peito, para reduzir o sangramento e o inchaço. Seu nariz pode estar congestionado por causa do inchaço ou das talas colocadas dentro do nariz durante a cirurgia. Na maioria dos casos, os curativos internos permanecem no local por um a sete dias após a cirurgia.

Resultados

Pequenas alterações na estrutura do nariz podem fazer uma grande diferença em termos estéticos. Em outros casos, pequenas alterações não são suficientes, e será preciso decidir fazer uma segunda cirurgia para novas alterações. Se for este o caso, você deve esperar pelo menos um ano pela cirurgia de acompanhamento, pois seu nariz pode sofrer alterações durante esse período.  

Perguntas mais frequentes sobre Rinoplastia

  1. Qual a diferença entre rinoplastia e septoplastia?
    A rinoplastia é uma cirurgia para alterar a forma do nariz, a respiração e a forma do nariz estão diretamente relacionadas por isso, nem sempre a rinoplastia melhora a respiração. Septoplastia é uma cirurgia para melhorar a respiração, endireitando a parede interna do nariz que divide as passagens nasais nos lados direito e esquerdo (septo nasal).
  2. A rinoplastia é uma operação simples?
    Não, a rinoplastia é uma operação desafiadora, mas alterações feitas durante a rinoplastia geralmente são muito pequenas, por isso a margem de erro também é. A rinoplastia também não possui um plano padrão ou ordem de etapas. Os médicos adaptam cada operação às necessidades do paciente.
  3. Vou precisar ficar no hospital?
    Quase todo mundo que faz rinoplastia é capaz de deixar o hospital com segurança no mesmo dia após a cirurgia. Em casos raros, você pode ficar no hospital por uma noite, se tiver náuseas ou tiver outros problemas de saúde que precisam ser monitorados.

Ficou com alguma dúvida? Converse com seu médico ou cirurgião antes de decidir fazer o procedimento de rinoplastia. Nossa equipe está à sua disposição para lhe auxiliar no que for preciso, entre em contato.